E dia destes, estava lendo algumas histórias do poderoso Thor,
da Marvel, e uma constante em Asgard são os Três Guerreiros: Frandal, Ogun e
Volstagg. Mesma classe, mas incrivelmente diferentes entre si. E me vi pensando
nas mesas de RPG que participei e como são os guerreiros que já apareceram
nestas aventuras... Dificilmente em D&D me deparei com guerreiros (ou outras
classes) cujo a personalidade, o jeito que o personagem foi construído, fosse
algo muito diferente do básico que o livro propõe a transmitir. O personagem só
tornava-se algo diferente deste básico após adquirir uma classe de prestígio ou
mesmo tornar-se multiclasse de outra classe básica.
Sei que existem diversas exceções e que durante a aventura o
personagem vai se construindo, mas a carência de um background mais trabalhado
faz com que a aventura torne-se mais pobre, os personagens principais não são
carismáticos e diversos NPCs acabam por ocupar o “cargo” de protagonistas pois
o mestre sente-se na necessidade de enriquecer a aventura.
Não digo que os estereótipos padrões existentes sejam ruins.
Muito longe disso. Afinal todos querem experimentar o clássico: O Bárbaro
monossilábico e truculento, o Mago arrogante... Ou mesmo querer ter um
personagem estilo os heróis mais famosos: O ranger estilo Aragorn, o anão
guerreiro estilo Gimli ou um elfo arqueiro como o Legolas. As classes de
D&D são um excelente ponto de partida, afinal falamos guerreiro e já
sabemos o que é um guerreiro, já imaginamos um cara musculoso com uma espada em
mãos, ou algo bem próximo disso, isso ajuda no início a como todos iram
interagir.
Mas pensemos em um personagem diferente. Um guerreiro efeminado
talvez? Ou um guerreiro interessado em aprender a tocar um instrumento
musical... Isso daria para explorar uma possível multiclasse, mas fiquemos no
guerreiro. Ele não está interessado em aprender mais nada do que seria ser um
bardo, ele só gosta de tocar violão e cantarolar... Estas especificidades podem
ajudar a fugir do estereotipo e então... Bingo! Temos um personagem memorável.
As diferenças entre os três guerreiros de Asgard, o
galanteador Frandal, Ogun e sua severidade e o jeito bonachão de Volstagg, e a
coexistência deles como amigos é que chama atenção dos três. Piadas prontas
somadas a coragem dos três, Volstagg o volumoso, beberrão e comilão... Até suas
armas favoritas acabam caracterizando o personagem.
O legal é entender o geral e depois se focar nos detalhes. O
que é um guerreiro? Como são os asgardianos? Tem a base? Agora é hora de
detalhar. O que faz aquele personagem único? Acredito que apesar do titulo ser
Estereótipos de guerreiros, esta matéria cabe para qualquer classe, pois trata
de construção de um personagem. Para o mestre, colocar estereótipos são
excelentes para desenhar o cenário, poupar tempo na descrição e dinamizar a
aventura, sendo especifico apenas para os NPCs principais do mestre. O mestre
então pode abusar dos estereótipos, e o jogador deve permitir-se ousar mais.
Leandro Silvio Martins
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