terça-feira, 10 de março de 2015

E dia destes, estava lendo algumas histórias do poderoso Thor, da Marvel, e uma constante em Asgard são os Três Guerreiros: Frandal, Ogun e Volstagg. Mesma classe, mas incrivelmente diferentes entre si. E me vi pensando nas mesas de RPG que participei e como são os guerreiros que já apareceram nestas aventuras... Dificilmente em D&D me deparei com guerreiros (ou outras classes) cujo a personalidade, o jeito que o personagem foi construído, fosse algo muito diferente do básico que o livro propõe a transmitir. O personagem só tornava-se algo diferente deste básico após adquirir uma classe de prestígio ou mesmo tornar-se multiclasse de outra classe básica.

Sei que existem diversas exceções e que durante a aventura o personagem vai se construindo, mas a carência de um background mais trabalhado faz com que a aventura torne-se mais pobre, os personagens principais não são carismáticos e diversos NPCs acabam por ocupar o “cargo” de protagonistas pois o mestre sente-se na necessidade de enriquecer a aventura.

Não digo que os estereótipos padrões existentes sejam ruins. Muito longe disso. Afinal todos querem experimentar o clássico: O Bárbaro monossilábico e truculento, o Mago arrogante... Ou mesmo querer ter um personagem estilo os heróis mais famosos: O ranger estilo Aragorn, o anão guerreiro estilo Gimli ou um elfo arqueiro como o Legolas. As classes de D&D são um excelente ponto de partida, afinal falamos guerreiro e já sabemos o que é um guerreiro, já imaginamos um cara musculoso com uma espada em mãos, ou algo bem próximo disso, isso ajuda no início a como todos iram interagir.

Mas pensemos em um personagem diferente. Um guerreiro efeminado talvez? Ou um guerreiro interessado em aprender a tocar um instrumento musical... Isso daria para explorar uma possível multiclasse, mas fiquemos no guerreiro. Ele não está interessado em aprender mais nada do que seria ser um bardo, ele só gosta de tocar violão e cantarolar... Estas especificidades podem ajudar a fugir do estereotipo e então... Bingo! Temos um personagem memorável.

As diferenças entre os três guerreiros de Asgard, o galanteador Frandal, Ogun e sua severidade e o jeito bonachão de Volstagg, e a coexistência deles como amigos é que chama atenção dos três. Piadas prontas somadas a coragem dos três, Volstagg o volumoso, beberrão e comilão... Até suas armas favoritas acabam caracterizando o personagem.


O legal é entender o geral e depois se focar nos detalhes. O que é um guerreiro? Como são os asgardianos? Tem a base? Agora é hora de detalhar. O que faz aquele personagem único? Acredito que apesar do titulo ser Estereótipos de guerreiros, esta matéria cabe para qualquer classe, pois trata de construção de um personagem. Para o mestre, colocar estereótipos são excelentes para desenhar o cenário, poupar tempo na descrição e dinamizar a aventura, sendo especifico apenas para os NPCs principais do mestre. O mestre então pode abusar dos estereótipos, e o jogador deve permitir-se ousar mais.

Leandro Silvio Martins

0 comentários: