quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Desde o anuncio em 2012, a Wizard vem criando a nova edição do RPG mais famoso do mundo, o
Dungeons & Dragons. Foi uma criação participativa, cheia de playtests e questionários. O resultado, um RPG com avaliação bastante positiva (ainda mais para um Fã de D&D de carteirinha). Um sistema que satisfez várias gerações de rpgístas. Mas, com o lançamento dos três livros básico do Dungeons & Dragons 5ª edição no final de 2014, fica a dúvida: e agora, como vai ser com as ambientações?


Oficialmente, e muito aguardado, foi declarado (e citado nos livros) que Forgotten Realms seria a ambientação oficial desta edição. Nada injusto, já que Toril é provavelmente o mundo mais popular e desenvolvido de D&D. E mesmo que existam mundos mais clássicos, como Mystara e Greyhawk, esta escolha foi bem recebida pelos fãs. Mas fica o medo, será que a Wizard irá tratar seu mundo básico como foi nas edições anteriores, principalmente na 3ª e 4ª edição. Ninguém acredita, já que é Forgotten Realms, um mundo bastante vivo.

Assim, toda e qualquer informação sobre Reinos Esquecidos é valiosa. Porém, ela está como água no deserto. Depois das polemicas reviravoltas da 4ª edição, pouco se sabe sobre como vai vir a ambientação na próxima edição. O pouco que sabemos foi dito na série de livros “The Sundering”, que conta os acontecimentos de transição entre a 4ª e a 5ª, mas se você espera uma saga, uma coesão ou grandes informações, esqueça. Apesar de algumas relações entre alguns livros, são aventuras, de modo geral, livres. E isso aumenta ainda mais a expectativa sobre esta novo Forgotten. E se já não fosse suficiente, acabamos de sair de um grande evento, o “Ryse of Tiamat”, que mostra a tentativa de retorno da poderosa Takisis, ops, Tiamat (que é mais atuante em Dragonlance), ao plano material de Abeir-Toril. Este evento não trouce muitas informações, porém, lá vem outro grande evento, “Princes of the Apocalypse”. Lá vem agora os Elders Elemental Evil (que são mais atuantes em Greyhawk). Ou seja, já são dois grandes eventos, e cadê a ambientação básica?



Mas para alegria do povo, a Wizard retornou esta semana (02 de Fevereiro) com a coluna Unearthed Arcana, um Workshop sobre o que está por vir. Uma degustação... e o que eles oferecem. Eberron. Opaaaaaa! E Forgotten? Nada? Lançaram um update para adaptar a ambientação mais recente (3ª edição) para a 5ª edição. Trazendo as raças Changeling, a Shifter e o Warforged, além de uma nova tradição para Magos, o Artífice, e as famigeradas Dragonmarks. Para os fãs desta pulp-ambientação é um bom material. Eu gostei muito de não criarem uma classe nova, mas transformar o Artífice em uma tradição para mago (não poderiam ter feito isso com o feiticeito/warlock e colocado os Psions????).

Link do Unearthed Arcana: http://dnd.wizards.com/articles/features/unearthed-arcana-eberron

Sendo assim, continuamos esperando por novas informações sobre Abeir e Toril, Abeir-Toril ou só Toril. Mas podemos tirar uma conclusão satisfatória. A Wizard tem se mostrado interessada em abraçar todas as ambientações de D&D. É o que esperamos.. gostaria muito de ver Mystara, Greyhawk, DragonLance, Ravenloft, Dark Sun, Birthright, Spelljammer e principalmente, Planescape. Vamos ver né...

Ricardo Loke
http://dadosalucinantes.blogspot.com.br/

0 comentários: