sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Fã de Star Wars de longa data, fui ter o primeiro contato pelas telas brazucas, o qual só chamava de Guerras nas Estrelas. Demorei a pegar o “Star Wars”, já que na época não tínhamos a facilidade de acesso à informação, coisas... Tipo, tudo de tudo que temos hoje, e também jogador de RPG de longa data , hoje fico bobo de ver o tempo que demorei para finalmente jogar Star Wars Rolepleyng Game.  É engraçado como conseguia material para D&D, Storyteller, Gurps e adaptações de tantas coisas para estes sistemas e também colecionava action figures de Star Wars, livros e revistas, e não me vinha a cabeça jogar RPG, seja lá qual for o sistema, dentro do universo de Star Wars.

Remediei esta situação quando fui ao encontro do espaço Lúdico AMORC em Nilópolis. Não, não encontrei ninguém lá que me apresentasse um jogo que utilizava o cenário. Havia acabado de fazer a festa de 1 ano de meu filho, com o tema de Star Wars e com tanta coisa sendo falada de Star Wars desde o anúncio do episódio VII, o despertar da força, e comigo reestruturando a Nação RPG, buscando novos espaços para os eventos e afins, finalmente Star Wars e RPG cruzaram na minha cabeça, flashbacks de caixas e livros de jogos de Star Wars passaram pela minha cabeça e me vi perguntando por que diabos nunca me interessei em jogar Star Wars RPG. Consegui então o Star Wars Roleplayng Game – Saga Edition Core Rulerbook, que utiliza o sistema aberto D20. Li , fiz algumas fichas, coloquei debaixo do braço e parti para o encontro.


Lá encontrei um pessoal que reunia veteranos, gente que não jogava faz tempo e gente que queria aprender, um dos organizadores perguntou se podia fechar uma mesa de aventura medieval, que ele me passava o material e algumas fichas prontas, foi onde perguntei se podia rolar uma mesa de Star Wars. Ele conversou com o povo, o povo aceitou e para minha felicidade, e saíram satisfeitos, comemorando seus feitos e relembrando os momentos de tensão durante a aventura. Em suma, foi uma mesa fantástica, com uma aventura fechada, e cá estava me perguntando de novo, por que raios não joguei antes Star Wars RPG? Talvez tudo tenha uma hora certa para acontecer e se tivesse experimentado antes disso e a experiência fosse ruim talvez viesse a achar que Star Wars era um cenário meio chato para se adaptar um jogo de RPG.

Esta edição que peguei do livro de RPG de Star Wars teve a pretensão de ser um livro de regras definitivo, que abrangesse todos os filmes da série, ou seja, o livro foi lançado depois de 2005 após o lançamento do episódio III: a Vingança dos Sith, e somou-se a isso bastante coisa do universo expandido. Então temos a apresentação de raças, classes, regras para as armas futurísticas, desde as blasters até os sabres de luz, regras de combate para as naves, descrição dos planetas e ambientação antes, durante e depois do império. Só senti falta de imagens das bestas, mas isso deve estar guardado em um livro bestiário, que não vi se existe, mas quem é mestre de D&D veterano não vai ter dificuldades para adaptar as criaturas que viu nos filmes, livros, revistas ou jogos eletrônicos para a mesa.  O ruim acaba sendo encontrar as miniaturas do Star Wars miniatures game, que podem ser utilizadas, devido a sua escala, nas regras do livro, mas nada impede de jogar sem miniaturas, acostumado ao D&D só com as minis, fiquei surpreso em quanto não dei falta delas na mesa de Star Wars. Então se tem vontade de experimentar uma narrativa nova, trocando Dragões por Rancors, espadas e machados por sabres de luz e arco e flechas por Blasters no sistema D20, Star Wars é uma excelente pedida!


Leandro Silvio Martins

2 comentários:

Unknown disse...

Me lembrei direitinho de nos dois batendo um papo no SESC e vc me contando sobre o inicio dessa mesa
Está muito bom o texto. Parabéns.

Unknown disse...

Galera alguem conhece um grupo que jogue star war saga d20, to querendo trocar uma ideia quero mestrar ele para uns amigos mais gostaria de trocar uma ideia antes!