terça-feira, 14 de agosto de 2012


Como professor, dia após dia escuto de meus alunos as coisinhas mais absurdas e um tanto quanto normais em uma sala de aula. Aquelas coisas que o professor odeia escutar sabe? “É para copiar?” “Que horas que a aula termina?” “Vai valer ponto?” É... vida de professor não é fácil. Além de preparar aula, provas, testes e trabalhos, corrigir tudo e participar das reuniões pedagógicas ele ainda precisa agüentar poucas e boas de seus alunos.
Saio da aula muitas vezes estressado, e é claro, como tudo quanto é trabalho chega uma hora que precisamos relaxar. O RPG está aí para isso, para extravasar e se divertir. Mas a vida de mestre não é fácil também... Ele é como o professor, prepara a aula... No caso a aventura. Mapas, NPCs e tramas, e quando imagina que tudo vai seguir como planejado... BAM! Os jogadores aprontam as mais esdrúxulas maneiras de irritar o mestre...E aqui neste artigo direi as maneiras que todo jogador possui para irritar seu mestre! Mas nem sempre essa é uma boa idéia... Pois o mestre bem... Ele é o mestre e ele possui maneiras de amedrontar seus jogadores... Assim como o professor manda aquelas clássicas: “Vou apagar!”, “Vou retirar um ponto!”, “Vou levá-lo para a secretária para conversar com a direção!” e “Próxima aula, só entra com o responsável!”, o mestre tem suas maneiras.
Mas enfim... O que os jogadores fazem que irrite tanto o mestre? O mestre como bem sabem, é a lei. Ele pode ignorar certas regras para o bem da aventura. Ele pode até mesmo inventar regras. O livro de RPG e suas regras são apenas opções pelo qual o mestre pode utilizar. E então o jogador manda: Você está roubando! E é claro, como as regras são livres na mão do mestre, os NPCs não precisam ser construídos com as pontuações usuais para os PJs, e então é colocado: Não pode! Ele só poderia ter 4 talentos! Ele tem um talento a mais! Você está roubando!
Ah, e os dados... Os jogadores tiram o dado da mão do mestre! “Joga com esse aqui!” “Não é possível! Na sua mão só dá 20 no dado!” (Melhor que o Mago que na vida só tem dado de 4.) “Para de rolar esse dado!” E quando o mestre vem com uma aventura nova... Primeiro nível de novo? E essa é para o um jogador que é famoso nas minhas mesas de RPG por conta de um personagem traquinas meio a meio, que de metade não tem nada... É o licantropo urso meio dragão dourado com sangue élfico enorme samurai. Jogadores overpowers... Fuçam as regras, montam máquinas assassinas e quando você pergunta sobre o como é o personagem: Background? Nem pensei em nada ainda... Já sei, meu personagem tem amnésia. E tem outros que mandam: Background? Pra que?
E quando vem às histórias finalmente é a tortura: Sou um guerreiro que foi treinado pelo pai. Meus pais morreram e fui treinado por um grande guerreiro. Meu guerreiro tem o objetivo de ser o mais forte guerreiro do mundo. Meu guerreiro tem o objetivo de ficar mais forte. Meu mago tem o objetivo de aprender todas as magias.
Magia...Coisa complicada de ser utilizada. Quando o Mago do grupo aprende as magias mais poderosas saia de baixo...A primeira bola de fogo sempre pega dois ou três aliados. E depois vira a coisa básica se fazer até ter algo melhor, mas se não se pode resolver as coisas com uma bola de fogo, então é desesperador! Orcs? Bola de fogo! Kobolods? Bola de fogo! Criaturas de gelo? Dano dobrado! Tá escuro? Bola de fogo! O rei te desrespeitou? Bola de fogo! E essa de atacar o rei é clássica também. Reis, duques, Lordes... O cara rico que vai te contratar, o cara que está com um monte de soldados preparados para te arrancar as tripas caso se fale qualquer coisa errada e então um jogador declara: Eu ataco. Esse eu ataco é fulminante. Pronto a aventura toda escorrendo pelo ralo... Às vezes é papo de ultima palavra de jogador né? “Eu ataco o dragão!”  Lembra das bolas de fogo? Vou dar uma bola de fogo a queima roupa! E quando o grupo derrota o inimigo e quer pegar os itens? Eu pego a espada do algoz. Eu visto a armadura do samurai amaldiçoado...
E tem a síndrome de saber de tudo. Eu sei que bola de fogo não vai ferir o dragão, então não lanço. Eu sei que trolls são vulneráveis a fogo. E como o personagem sabe disso? Pokedex??? E depois de matar Trolls que se regeneram... “Eu queimo eles!” É a primeira vez que você encontra Trolls, não sabe dessa vulnerabilidade pelo fogo. “Então eu queimo por respeito aos mortos!” “Não? Então eu queimo só por precaução!”
E quando vêm os pedidos... Posso começar com uma espada Vorpal? Posso ter aqueles óculos da Pentex que apareceram naquela aventura que não deixam que eu seja dominado, tenho recursos 5...Posso começar no 10º nível? Mas mestres não se aflijam! Lembrem das armas que possuem! “Então você quer pagar mais barato por esta espada e quer negociar jogando sua manha? O cara é malandro e acostumado com isso, faça o teste com -10.” Então tem aquela chateação de regras? “Só aceito que você tenha isso se tiver no livro!” e quanto aos backgrounds... “Que garrancho é esse? Me entregue depois digitado e impresso.” E sempre tem os jogadores que fazem a CPI das fichas, e alertam ao mestre: Ele está roubando! “Deixa eu conferir sua ficha...” Por que este monstro demorou para morrer? Por que ele tinha mais PVs que a média. E para que os jogadores entrem em pânico: “Você percebe que seu ataque não surtiu muito efeito.”
Bom, garanto que todos tem mais e mais clichês que são utilizados nas aventuras. Manda pra gente que a gente Publica!


Leandro “mestre sádico” Silvio Martins

5 comentários:

Anônimo disse...

"meu personagem tem amnésia" AUHSAUHSAUHSAUHSAUSH gostei do post!

Anônimo disse...

eUEHAuhEAUhueAueAe



"O cara rico que vai te contratar, o cara que está com um monte de soldados preparados para te arrancar as tripas caso se fale qualquer coisa errada e então um jogador declara: Eu ataco."

Um estranho no ninho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Um estranho no ninho disse...

Olá Nação!
Meu nome é Allan Biffi e sou um grande fã e jogador de RPG e afins. Há muito tempo venho notando a carência desse tema no Brasil e, por este motivo, tenho planos de abrir uma empresa especializada em acessórios de RPG.
Ainda estou na fase de estudo de mercado e, como eu sei que vocês são referência do tema no Brasil, gostaria de fazer algumas perguntas. Se puder me ajudar serei imensamente grato.
• Com que idade você foi introduzido ao mundo do RPG?
• Quem te apresentou os jogos?
• Qual foi o primeiro jogo que você jogou?
• Atualmente você ainda joga? Com qual frequência?
• Qual o seu sistema favorito?
• Quais acessórios de RPG você utilizada na hora de um jogo? (Dados, miniaturas, escudos, fichas, tabuleiros etc)
• Dos acessórios que você utiliza, há algum que você gostaria de ter mais opções aqui no Brasil?
Muito Obrigado

Victor Soares disse...

o ultimo jogador q veio com "tenho amnesia" pra mim se fudeu, eu fiz com q ele fosse tipo o cara do laranja mecânica, um ex assassino q perdeu a memoria, ai todo mundo caçava ele XD depois dessa nunca mais me vieram com "tenho amnesia" e eu mestro aventurar fechadas, incentivando os jogadores a continuar, pois no final eles liberam novas raças q eu invento ou qja existam, como dopelgangers, assim tenho uma desculpa pra eles n poderem criar sei la, um minotauro no inicio XD so pode depois de "zerar uma vez" como as aventurar demoram 15 dias no total, acaba q eles esquecem a vontade de serem um dopelganger ou um minotauro, e ficam felizes com oq são XD