sábado, 28 de julho de 2012

Estava lembrando a aventura de Supers que eu jogava com o grupo que hoje joga Heroclix comigo. Me deu uma vontade de jogar um RPG de super herói tremenda, Gurps Supers, Mutantes e Malfeitores... Qualquer budega destas, então lembrei que tinha RPG da Marvel que eu nunca havia jogado. O Marvel Super Heroes Adventure Game.

Nem sei se isso veio para o Brasil, mas nos EUA na época que saiu rolaram montes de suplementos, os rooster books, livrinhos com mais informações sobre o universo Marvel, focados nos grupos da Marvel, como os X-Men, Vingadores e Quarteto Fantástico. O livro saiu pela TSR. Acho que não saiu no Brasil porque quem tem os direitos da TSR é a Devir e dos heróis Marvel na época era a Abril Jovem. Hoje é a Panini.
E não é que a Marvel em 2012 lançou um novo RPG? Baseado na saga Guerra Civil, a saga que colocou herói contra herói e dividiu a opinião popular dentro e fora dos quadrinhos. De um lado o Homem de Ferro apoiando a lei que deixa os supers como agentes do governo, tendo que revelar suas identidades e não podendo agir sem a sansão do governo, do outro lado o Capitão América que vê isso como uma violação dos direitos civis dos heróis. São 232 páginas e parece que é o primeiro de 3 eventos que vão ser lançados pela editora. Dá apara comprar o livro importando ou baixando a versão PDF(Paga também.). Não espere uma tradução para o Brasil, cês sabem como funciona toda a papagaida para se trazer um material diferente para p Brasil.
Resolvi cavucar mais sobre a parada de RPG e heróis Marvel e descobri que mesmo na época que saiu esse Marvel Heroes Adventures Game (1999 creio...) já não era novidade um RPG com Capitão América, Wolverine, Hulk e Cia. A bagaça na real é um dos RPGs mais antigos que existem!Criado pela TSR (Citei a TSR direto aqui, essa é a responsável pelo Dungeons e Dragons), é de 1984!E foi revisado em uma segunda edição em 1991, para atualizar com o que estava rolando nos quadrinhos. Já devem ter reparado que as segundas e terceiras edições não são apenas atualizações nas regras, mas também no mundo em que o sistema está se baseando. É a continuidade da história.

Nessa época o RPG era menos interpretativo e mais estratégico, as regras eram mais importantes, o citado lá em cima Marvel Heroes Adventures Game, mais recente é mais voltado a interpretação, é mais dramático do que este primeirão de 1984, que se chamava, aliás, Marvel Super Heroes Basic Set .E parece que este jogo só durou porque era da Marvel. O jogo lembrava Tagmar. Todo colorido. Não peguei em mãos, só vi resenhas deste jogo em revistas de RPG e na Internet, mas gostaria de ver este jogo. Infelizmente os jogos de RPG da Marvel não deram as caras no Brasil, mas o RPG não é ainda hoje uma potência em termos de vendas, que é o que importa para as editoras, e para o jogo vingar no Brasil provavelmente seria por conta do sucesso dos heróis em si, como ocorreu nos EUA. Com o filme dos Vingadores e os heróis Marvel em alta tenho certeza que teria popularidade hoje se tivéssemos algo mais atualizado. Mas como funciona nas HQs, dependemos também da coisa toda dar certo nos EUA. Sendo assim, ainda vai ter muita coisa que a gente não vai aproveitar que sai lá e nunquinha aparecerá no Brasil...


Leandro "Wolverine" Silvio Martins


1 comentários:

Anônimo disse...

Fala aí. Infelismente nem o RPG da Marvel, nem o da DC foram lançados no Brasil. Eu tive a oportunidade de testa-los em 1990 +- 92... não tenho certeza, em um encontro de RPG no rio na gibiteria Barbaras Magias. As mesas eram disputadas, não lembro muito bem das regras, mas tinha um lance de vc rolar o dado e consultar uma tabela enorme. A aventura que eu joguei, os personagens estavam pré-fabricados. Eu era um cara com supervelotidade, katana e duas pistolas. O^O. A aventura? Aliens vs Predador. Teve uma parte alí que vc falou que o RPG era menos voltado para interpretação... tenho a dizer que a vertente do Steve Jackson, autor do Gurps e de vários livros jogos que leveram pessoas como eu e mais um monte ao RPG, buscava fazer do jogador um personagem. Tipo vc é o herois. A vertente interpretar papel diverso foi robustecida pelo Mark do Vampire... mas na verdade, já era a idéia do Dave Arnenson e do Gary Gigax... até mesmo porque vc podia interpretar raças com constumes e culturas distintas (elfo, anão, halfling etc.). Bem... o gurps super é muito complexo. Eu já mestrei. Tem hora que vc tem que matar nos peito mandar jogar o dado e tiram da mente um conseguiu ou não e rolar pra frente. Adoraria jogar algo com essa temática, herois. Na verdade carrego comigo a frustração de nunca ter jogado algo assim. Rafael Moulin.